27 de setembro de 2012

11 Regras de escrita para (des)respeitar

O autor Colson Whitehead dá algumas regras simples de escrita:

Regra 1: "Mostra e diz" — Basicamente, há que encontrar um equilíbrio e saber quando usar descrições mais longas, densas e elaboradas ou quando usar diálogos ou frases curtas e concisas num texto. Sempre que possível, o autor recomenta um cruzamento das duas técnicas.


Regra 2: "Não procures um tema, deixa que um tema te encontre"  Não vale a pena perseguir um tema, é preferível contar a história daquelas ideias que não nos saem da cabeça. Se houver temas que são verdadeiras ideias fixas, é sobre esses que devemos escrever. 



Regra 3: "Escreve sobre o que sabes" — Bellow costumava dizer que "a ficção é a mais nobre forma de autobiografia". Somos as maiores autoridades sobre as nossas vidas e as nossas emoções. Por que não escrever sobre isso?



Regra 4: "Nunca uses três palavras, quando uma for suficiente" — Sê tão conciso quanto possível.



Regra 5: "Escreve um diário de sonhos" — Anota todos os sonhos de que te lembrares. Nunca se sabe de onde possa vir a próxima ideia genial!



Regra 6: "O que não é dito é tão importante como o que é dito" — Por vezes, as grandes emoções, as grandes revelações, as grandes cenas, estão implícitas nos silêncios das personagens.


Regra 7: "O bloqueio de escritor é uma boa ferramenta" — Se não quiseres trabalhar, usa a desculpa perfeita de todos os escritores e diz que estás "bloqueado". Quem não sabe que a escrita não é um processo místico, pensará que os Deuses da escrita te abandonaram e que a tua musa inspiradora foi passar férias e serão solidários com o teu sentimento de perda.


Regra 8: "É segredo" — Muito bem guardado.



Regra 9: "Vive aventuras" — Sai da frente do motinor e vai ver o mundo. Aproveita ao máximo! Se perderes um rim numa rixa, melhor ainda.



Regra 10: "Revê, revê, revê" — Quantas mais, melhor. Não há como negá-lo.



Regra 11: "Não há regras" — Se toda a gente saltasse de uma ponte, fá-lo-ias? Claro que não! As únicas regras são aquelas que se aprende durante o longo, penoso e divertido processo de escrita.  

2 comentários:

  1. Obrigada! Estava a precisar de umas quantas dicas e aquela que diz que se deve escrever sobre uma ideia que temos fixa e devemos sair à rua é bem verdade. Muito melhor do que estar a forçar o tema...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito irritante quando as palavras parecem fugir de nós. Já há três dias que estou assim. Já saí à rua, mas o meu cérebro parece ter ido de férias sem me avisar...

      Eliminar