15 de setembro de 2012

É tudo culpa da Rita!


Alguém acreditaria?

Rita/Nina (Débora Falabella) tem sido culpada de tudo o que de mau acontece à Carminha (Adriana Esteves) em "Avenida Brasil".

Mas quem é que tem mais razão de queixa? A Carminha (que está a ser chantageada e sofre humilhações constantes da Nina) ou a Nina (que foi abandonada num lixão pela Carminha quando era criança)?

Após o seu trauma de infância, Nina jurou que ia fazer a ex-madrasta pagar por tudo o que lhe tinha feito e está a cumprir o seu juramento. Mas os reais motivos por detrás do seu comportamento levantam questões, quanto a mim. Penso que a diferença entre a justiça e a vingança é bem menos ténue do que o que a personagem nos quer fazer crer. A justiça, ao contrário da vingança, apoia-se nas leis judiciais e é despojada de ódio e ressentimento.

A incapacidade de Nina em aceitar o que lhe aconteceu quando era criança e deixar o passado no passado gerou nela um ressentimento que se agravou com o passar dos anos. Creio que se agravou ainda mais quando ela foi trabalhar na mansão do Tufão e testemunhou as maldades que Carminha fazia com todos à sua volta. O "acerto de contas" da Nina é como um chão oco, falso que, quando ela coloca o pé, abate sob o peso do ódio num precipício sem retorno.

“Resentment is like drinking poison and then hoping it will kill your enemies.”
― Nelson Mandela

“An eye for an eye makes the whole world blind.”
― Mahatma Gandhi 

E é este o problema. Quando é que a Nina vai acordar e dizer para si própria 'acabou, agora posso ter paz. Vou viver a minha vida'. Nunca? Será que esta vingança só acaba com a morte de uma delas?

Se a Nina fosse uma heroína de banda desenhada, seria o Batman, tomando a justiça nas próprias mãos. O homem-morcego tem um passado muito sombriu por ter visto os seus pais terem sido assassinados, que explica o seu comportamento justiceiro um tanto ou quanto obsessivo, tal como a Nina.

A Web está cheia de inquéritos querendo saber por quem é que os telespectadores estão a torcer, se pela Nina ou pela Carminha. Já li vários comentários de pessoas tementes a Deus que acreditam que Nina não deveria seguir em frente com a sua vingança, pois só a Deus cabe fazer justiça. Outros acham que o que a Nina faz para conseguir as provas contra a sua arqui-inimiga é tão pouco ético que ela mesma se torna numa vilã. É inegável que a Nina joga pelas mesmas regras da Carminha, mas isso não quer dizer que ela não possa ser do Bem. Se há quem ache que a vingança da Nina roça o sadismo, outros há que afirmam que ela está a fazer a coisa certa.

Parte do 'projecto de vida' da Nina é tornar a Carminha numa pessoa melhor. Ela fez com que a patroa fosse mais generosa para com as empregadas e uma mãe melhor para a Ágata. Parece haver, paralelamente ao desejo de humilhar a Carminha, uma vontade sincera de reformar o carácter da Carminha, tornando-a uma pessoa melhor. Se a Nina tinha razão em querer fazer justiça, será que a perdeu, quando os seus comportamentos se começaram a assemelhar aos da Carminha? Que autoridade moral tem a Nina agora para exigir que a Carminha faça o que quer que seja?

Para além destas, outras perguntas me surgem na mente. A Carminha pode tornar-se uma pessoa melhor? Pelo que tenho visto, algures naquele labirinto de maldade, a Carminha ainda guarda alguma humanidade. Não, isto não é o meu hábito de querer ver humanidade nos monstros. Baseio-me em três momentos concretos:
  • o amor dela pelo Jorginho;
  • a atitude dela com a Nina - ultrapassando o seu primeiro instinto (que estava certo) de que ela não era de confiança. A verdade é que a Carminha confiou na Nina. E muito. E, para alguém como a Carminha dar tamanho voto de confiança, é muito significativo;
  • o quão perturbada ela ficou quando a Nina disse mal da mãe dela; a cozinheira acertou num nervo da patroa. 
A Carminha tem um sentido de humor muito próprio, que faz com que se tenha simpatia por ela, apesar de tudo, mas confesso que estes raros vislumbres de humanidade são viciantes. Estou sempre à espera de ver mais um. Penso que, tecnicamente, seria possível "transformar a Carminha numa pessoa melhor", mas nunca seria a Nina a conseguir isso.

Nina (a Justiceira das Nove) vs. Carminha (a Diva do Divino)


Voltando ao início, afinal de quem é a culpa de tudo ser como é?

Acho que a culpa é deles todos:

― do João Emanuel Carneiro, que escreve um texto sobrebo, como há muito eu já não via;

― da Débora Falabella, que me faz torcer para que a sua Nina encontre enfim a paz por que tanto anseia;

― da Adriana Esteves, que interpreta os seus dois papéis (dois, sim!) com a aquela mesma intensidade delicadda que eu já tinha visto em "Pedra sobre Pedra".

Ou, como diria o mestre Silva
Adriana Esteves merece o óscar? (✗) sim | (✗) claro | (✗) com certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário