7 de novembro de 2012

"Oh Captain, my Captain..."





Aqui há dias, vi novamente o Dead Poets Society. É um daqueles filmes a que não resisto. Se passar por ele na televisão, fico a ver!


Não há aluno em escola alguma que não anseie em ter um professor como aquele. O sonho de todo o aluno por um professor como aquele não se prende tanto pela paixão pela vida e pelo Carpe Diem, tem mais a ver com a noção que tudo o que fazemos pode fazer a diferença nas vidas daqueles que nos rodeiam.


No meu percurso académico tive professores bons, professores maus, mas só tive dois professores que se assemelhassem ao John Keating – o professor de Filosofia do décimo ano e o professor de História da Língua Inglesa da faculdade.


O meu professor de Filosofia ensinou-nos que a vida é uma descoberta constante, uma aventura que vale a pena ser enfrentada sob pena de não descobrirmos a nossa verdade das coisas e nos ficarmos apenas pelas opiniões do resto do mundo.


O meu professor de História da Língua Inglesa foi inspirador para mim por outros motivos: além de ser um modelo vivo de respeito pelo outro, de rigor escrupuloso (em todas as facetas da vida), de paixão e dedicação absoluta ao seu trabalho e aos seus alunos, ensinou-me o truque para não ficarmos reféns dos nossos medos. 


Ah, se eu tivesse tido aquele professor no primeiro ano da minha vida académica, não teria andado à deriva durante tantos anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário