30 de março de 2013

Cacau para o Cérebro

O cacau traz verdadeiros benefícios para o nosso cérebro. 

"Os responsáveis pela investigação, realizada em Itália, referem que a ingestão deste alimento natural pode também ajudar a prevenir doenças graves associadas à falta de memória.

O cacau é rico em flavonoide, substância responsável pela proteção do organismo contra doenças degenerativas, o envelhecimento precoce e efeitos radicais no metabolismo humano, salientam os investigadores da University of L'Aquila (Itália) que realizaram o estudo em colaboração com cientistas da companhia de chocolates Mars.

A investigação foi desenvolvida com a ajuda de 90 indivíduos portadores da síndrome de Dano Cognitivo Brando (MCI, sigla em inglês), transtorno cerebral que limita a capacidade cognitiva e que pode levar à doença de Alzheimer. Divididos em grupos, os voluntários ingeriram bebidas de cacau durante oito semanas, com diferentes níveis de flavonoide em cada conjunto.

Os resultados da investigação confirmaram os benefícios das propriedades deste alimento para a recuperação das capacidades cognitivas cerebrais dos indivíduos. O estudo revelou que aqueles que ingeriram valores mais reduzidos de flavonoide apresentaram resultados menos positivos."

Um dos flavonoides, a epicatequina, melhora a circulação sanguínea. Por conseguinte, os níveis de oxigénio aumentam, incluíndo no cérebro, melhorando as nossas capacidades cognitivas.

Ah, e já agora...

Boa Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário