24 de julho de 2013

Petição contra Acordo Ortográfico discutida em São Bento

O Acordo Ortográfico de 1990 continua a gerar polémica e protestos, como não podia deixar de ser!


O Acordo, perdão, o Desacordo vai ser discutido em plenário. 


A petição contra esta aberração ortográfica chegou às 6212 assinaturas e foi levada à Assembleia de República para ser debatida. 


O deputado relator Michael Seufert diz que “é um facto objectivo que, tirando os académicos envolvidos na elaboração do próprio Acordo, é difícil encontrar uma opinião da academia portuguesa favorável ao acordo – por razões variadas (...) Pouco há a assinalar contra reformas ortográficas que assinalem as normais e duradouras mudanças que as línguas sofrem ao longo dos anos. Não é o caso desta. Como os países de língua portuguesa evoluem o 'seu' Português de forma independente, uma reforma ortográfica clara e simplificadora provavelmente criaria mais diferenças do que identidades entre as várias formas de Português. Não viria mal ao mundo por isso e seria mais útil para cada um dos povos que escreve Português do que criar uma 'ortografia unificada de língua portuguesa' de utilidade duvidosa. Aliás, de alguma maneira essa ortografia unificada contraria a própria história.”


Esta petição foi assinada por personalidades como Ivo Miguel Barroso e Madalena Homem Cardoso. Além das questões que levanta acerca da funcionalidade da língua portuguesa nos vários países onde é falada, levantam-se também (de acordo com os peticionários) “várias questões de constitucionalidade”.


A ver vamos no que é que isto tudo vai dar...

Sem comentários:

Enviar um comentário