31 de março de 2014

O Melhor Ouvinte



Desde a minha meninice que oiço dizer que os cães compreendem o que sentimos (muito melhor do que outras pessoas). 

Com o passar dos anos, fui-me apercebendo que a sabedoria popular acertara mais uma vez. Ou isso, ou o meu cão estava envolvido numa intrincada conspiração para dar razão à teoria de que os cães nos conhecem como ninguém (incluindo nós mesmos).

Sim, em muitos e bons anos de convivência, sem voluntárias confissões da minha parte, o meu cão deu provas de uma compreensão profunda sobre mim.

Agora sei porquê. Finalmente! Graças a investigadores húngaros do centro de investigação etnológico MTA-ELTE e pela Universidade Eotvos Loránd. Segundo o estudo feito por eles, os cérebros dos cães e dos humanos são muito parecidos.

Quando um cão ouve a voz humana, são activadas certas áreas do cérebro, semelhantes às dos humanos. Este estudo publicado na revista científica Current Biology conclui que "em ambas as espécies, é ativada uma região próxima do lobo temporal, onde se observa uma reação mais intensa sempre que é ouvido um som considerado 'feliz'". 

Um grupo de cães e de humanos foram testados numa ressonância magnética enquanto eram submetidos a sons humanos – felizes e tristes. O estudo concluiu que os nossos cérebros e os dos nossos melhores amigos são curiosamente parecidos. 

"As nossas descobertas sugerem que [os cães e os humanos] utilizam também mecanismos cerebrais semelhantes para processar informações sociais, o que pode apoiar o sucesso da comunicação vocal entre as duas espécies", conta o coordenador do estudo, Attila Andics.

Claro que os cães têm respostas mais fortes no que toca aos seus pares. Os humanos, também! Mas os cães reagem mais a sons não vocais do que os humanos. 

Esta é uma nova porta que se abre para os investigadores perceberem como é que o nosso melhor amigo interage connosco. 

Uma coisa é certa: com uns ouvidos mais sensíveis e um nariz (infinitamente) mais sensível do que o dos humanos, não é de admirar que os nossos amigos nos conheçam como nenhum amigo humano alguma vez será capaz!

1 comentário: