19 de agosto de 2014

O Melhor Manager

Muitas vezes se ouve que os portugueses têm uma auto-estima abaixo de zero e que é necessário que um estrangeiro nos faça elogios para que nós ganhemos um raiozinho de amor-próprio. 

Não sei se esta teoria popular é verdadeira ou não, mas é sabido que os portugueses que trabalham lá fora são exemplares do melhor que os Lusos têm para oferecer.

Um desses grandes exemplos é José Mourinho. Enquanto homem dispensa apresentações e enquanto treinador também. É um filho desta nossa "ocidental praia lusitana" que, com muito orgulho, faz brilhar o nosso povo para onde quer que vá.

O que é que há de tão espantoso em José Mourinho? Como é que ele ganha uns campeonatos atrás de outros sem tocar numa bola? Que génio é aquele que lhe permite ter pernas suficientes para ganhar tantas competições?

José Mourinho não joga à bola, claro! Ele é o cérebro por detrás dos pés, das bolas e das taças – um líder nato que transforma jogadores bons em jogadores excelentes, dispostos a tudo para vencer. Vencer sempre! Mas estas vitórias não são só fruto da ambição individual do treinador, ou dos jogadores; são  também o resultado de um intenso trabalho de equipa.

Mais do que um líder de jogadores, Mourinho lidera grupos de atletas dispostos a dar o seu melhor pelo bem da equipa. Este espírito, este trabalho, esta missão nada tem a ver com glória pessoal. O que interessa é o bem comum da equipa. É por esse ideal que ele se bate e é por esse ideal que os seus jogadores o adoram.

Esta filosofia está bem patente no livro Mourinho – A Descoberta Guiada de Luís Lourenço. 




Este livro já conta com uma tradução em inglês para os nossos amigos em terras de Sua Majestade que sejam fãs do Chelsea e/ou do 'Special One'. 



Aprendi muito sobre José Mourinho e sobre a sua liderança quando tive o privilégio de trabalhar sobre este livro. Tenho a certeza que os fãs deste nosso orgulho nacional também desfrutarão da leitura desde livro e também aprenderão muito com o "mestre". 

Sem comentários:

Enviar um comentário