10 de março de 2013

Frank 'n Ollie

Frank Thomas e Ollie Johnston são dois dos maiores animadores dos Estúdios de Walt Disney, dois verdadeiros ícones da magia que é a animação da Disney. São dois dos maiores actores (com lápis) de Hollywood – representaram em inúmeros filmes da Disney com tal sucesso que se tornaram verdadeiras lendas. Eles conheciam a importância do Pathos nas acções das personagens. Talvez tenham aprendido com os filmes do Charlot...

Frank Thomas (à esquerda) e Ollie Johnston (à direita)

A profunda amizade entre estes dois artistas ficou espelhada nos filmes da Disney e mudou para sempre a forma de interpretar personagens, a arte de "animar com sinceridade", como eles costumavam dizer.

O Frank era muito trabalhador e esforçava-se muito para conseguir expressar as suas ideias no papel. Ollie era muito intuitivo, animava as cenas com o coração e os seus desenhos tinham uma marca muito suave de lápis.

Os filmes de que eu mais gosto têm todos os dedinhos talentosos do Frank Thomas e do Ollie Johnston:

Em Cinderella (1950), Frank animou a madrasta e o Duque e Ollie animou as irmãs malvadas e o lacaio que traz o sapatinho.

Em Lady and The Tramp (1955), Frank animou o Joca, e a Dama e o Vagabundo – sim, foi ele que deu vida à famosa cena em que os dois cães comem esparguete com almôndegas  – e Ollie animou a Dama, o Joca e o Truta.

Eles trabalharam em todos os filmes da Disney (Desde a "A Branca de Neve" até ao "Papuça e Dentuça") até ao final da década de 70, quando se reformaram. Os dois escreveram um livro (considerado a bíblia da animação) chamado The Illusion of Life.

Aqui fica um documentário à maior dupla da animação norte-americana.


Sem comentários:

Enviar um comentário