8 de fevereiro de 2014

Ambrosia suíça

"Delicious wholesome goodness for all the family"



Com um slogan destes, como é que alguém há-de resistir? 

Esta é a ambrosia a que me refiro no título. Ovomaltine, Ovomaltina, Ovaltine... como se queira chamar, este néctar tem feito muitas pessoas felizes desde a sua invenção. Eu encontro-me no grupo dos felizardos!

Há quem defenda que é impossível que algo seja simultaneamente delicioso e saudável. Talvez seja raro (nisso concordo), mas o Ovomaltine é prova viva de que tal é possível.

Aliás, foi para isso mesmo que ele foi criado. O miraculoso pozinho doce foi desenvolvido por um químico suíço chamado George Wander. No final do séc. XIX, a subnutrição infantil era um problema sério na Suíça e este senhor estava a tentar descobrir uma forma de resolver o problema. Ele desenvolveu um fórmula a partir do extrato de malte de cevada. O seu filho Albert Wander continuou as pesquisas após a morte do pai, desenvolvendo um suplemento alimentar para combater a subnutrição. Este suplemento continha ovos, malte de cevada, leite, vitaminas e sais minerais. O preparado continha ainda cacau e mel para o tornar apetecível para as crianças.

No início do séc. XX, o Ovolamtine (combinação de ovo e malte) começou a ser produzido em Inglaterra – por um erro tipográfico, este produto foi registado como "Ovaltine" e é assim conhecido nos países anglófonos. O tempo foi passando, a popularidade do Ovolamtine foi aumentando e a marca começou a produzir outros produtos – barras de chocolate, cereais, etc. – com a sua receita de ovo e malte de cevada.

Recentemente, a marca 'Ovomaltine' foi comprada pela ABF (Associated British Foods) e tem sido promovida, ao longo dos anos, por grandes estrelas como Pelé como um suplemento alimentício.

O Ovomaltine original era diferente daquele que se produz nos nossos dias: é mais fino, (antes, era mais em flocos) tem mais chocolate e menos malte (a receita original era oposta). Muitos há que se queixam da diferença entre o sabor do Ovomaltine da sua infância e o de hoje. Agora já sabem o porquê.

Nunca tendo experimentado o Ovomaltine original, vivo feliz na minha santa ignorância e degusto com muito prazer o melhor suplemento alimentício que já se fez! E quando os floquinhos nos ficam agarrados aos dentes? É prazer dobrado, "It's hug in a mug" como dizem os ingleses!

Ai... só gostava que alguém me explicasse porque é que o Ovomaltine se vende a 13 euros o quilo? Os suplementos alimentícios deveriam ser especialmente baratos e acessíveis a quem mais deles precisa!

Devíamos começar uma petição para convencer a empresa a baixar o preço dos seus produtos.

Estamos em crise, caramba!

Sem comentários:

Enviar um comentário