13 de junho de 2013

"Nunca Fui Senão Uma Criança Que Brincava"




Fernando António Nogueira Pessoa. Fundador de um Universo inteiro de palavras, de ideias, de vidas. 125 anos de Literatura.

Na data do seu aniversário, a Hemeroteca Municipal de Lisboa mostra-nos um espólio de recortes de jornais sobre a vida e obra de Pessoa.

Um bem haja à TVI24 por transmitir uma reportagem sobre o nosso maior poeta, no seu segmento Repórter TVI. Vejam este "Drama em Gente", que vale a pena!




Também em Cascais, a partir de hoje, está aberta uma exposição no Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães. O blog da Casa Fernando Pessoa descreve assim a exposição: 

"[a exposição] vai recriar aquele que poderia ter sido o gabinete de trabalho de Fernando Pessoa, caso tivesse sido selecionado para o desempenho do cargo de conservador-bibliotecário a que se candidatou a 16 de Setembro de 1932. Os visitantes são convidados a conhecer um “gabinete imaginário” que, para além dos móveis comuns de um gabinete da época, exibe o requerimento original da candidatura de Fernando Pessoa ao lugar de conservador do museu e outra documentação, nomeadamente o certificado de habilitações da Universidade de Cape Town (África do Sul) e um ofício desta Universidade, de 20 de Fevereiro de 1904. Entre os documentos do espólio de Fernando Pessoa estarão expostos cinco inéditos (projetos comerciais em Cascais, novela policial à volta de Aleister Crowley, entre outros) reunidos e transcritos por Claudia J. Fischer, professora da Universidade de Lisboa, e Patricio Ferrari, investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e do departamento de Inglês da Universidade de Estocolmo."



Deixo-vos com este vídeo que encontrei no Youtube, uma entrevista da Rádio Renascença sobre o aniversário do maior poeta português.



Sem comentários:

Enviar um comentário