11 de junho de 2013

Those Were The Bunkers

Edith Bunker faleceu de um AVC no final dos anos 70. Jean Stapleton (a actriz que lhe deu vida) deixou-nos no dia 31 de Maio. Carroll O'Connor já descansa com os anjos desde 2001.
A família Bunker
All in the Family ou, como era conhecida por cá, Uma Família às Direitas, é uma série de enorme sucesso, transmitida entre 1971 e 1979 nos Estados Unidos. A personagem de Jean Stapleton era uma dona de casa dos subúrbios de Nova Iorque, carinhosa e atenciosa com a sua família, especialmente com o seu marido, Archie, mas também com os seus vizinhos afro-americanos, a família Jefferson.

A série desenvolvida por Norman Lear lidava com temas vanguardistas da sociedade norte-americana da década de 70, incluindo preconceitos raciais, religião, armas nucleares. 

Adaptada da série inglesa 'Till Death Us Do PartAll in the Family tinha um elenco de luxo: Carroll O'Connor no papel do preconceituoso e racista Archie Bunker; Jean Stapleton como Edith "o pilar da família" Bunker; Sally Struthers, como a filha Gloria e Rob Reiner como Michael Stivic, o genro sempre às turras com o chefe da casa.

Há vários episódios que destacam o génio dos actores – todos eles eram geniais!

Num episódio intitulado "Cousin Maude's Visit", o elenco familiar está no seu melhor (com toda a gente doente em casa) e a prima da Edith, Maude (Bea Arthur) vem tomar conta da família. A discussão entre ela e Archi sobre a situação política do país é maravilhosa.

O episódio "The Draft Dodger" realça a actuação de Carroll O'Connor – quando Archie tem de lidar com o facto de ter um fugitivo à recruta do Exército no seu jantar de véspera de Natal.

O episódio "The Games Bunkers Play", onde a família Bunker (sem o Archie) joga um jogo com amigos onde a honestidade é o principal ingrediente, descobre-se que Mike não é tão tolerante como julgava ser. No final do episódio há uma cena maravilhosa entre a Edith (que é bem mais sábia do que todos pensam) e Mike; ela fá-lo entender certas coisas sobre o seu sogro.

O episódio "Two's a Crowd", Archie e Mike ficam trancados nas traseiras do bar toda a noite e os dois são honestos um com o outro, como nunca antes, e aprendem muito um com o outro.

Belos tempos, aqueles!...

Sem comentários:

Enviar um comentário