12 de dezembro de 2013

O Homem do Momento

O Papa Francisco foi eleito pela revista Time como "Homem do Ano". Em certa parte, concordo com esta escolha. Mas Jorge Mario Bergoglio é muito mais do que "Homem do Ano" num mesquinho concurso de popularidade de uma revista – ainda que conceituada. 

Mais do que "Homem do Ano", quere-se que Francisco seja o homem por quem todos os fiéis tanto esperaram – a luz da esperança e da integridade ao fundo do túnel de corrupção e ganância em que o nosso mundo está mergulhado.

Jorge Mario Bergoglio é o homem do momento, de todos os momentos que tem protagonizado desde que foi eleito Papa: desde o seu 'Motu Proprio' para criar leis mais rígidas para punir os sacerdotes pedófilos e para acabar com os crimes financeiros em instituições religiosas (colocando a sua vida em perigo, pois pode estar na mira do crime organizado que se infiltrou no Vaticano); do Encontro Internacional Homens pela Paz, com o tema “A coragem da esperança” em finais de Setembro; das suas saídas nocturnas pelas ruas de Roma para conversar e ajudar as pessoas, como nos contou arcebispo polaco Konrad Krajewski; das suas inflamadas acusações à economia mundial, somente interessada em idolatrar papel e a escravizar milhões de seres humanos à sua vontade; da campanha que lançou para combater "o escândalo" da fome que se assola sobre o mundo...

Digam os seus detractores o que disserem, a verdade é que não foi sempre assim. Nem João Paulo II, nem Bento XVI tiveram sequer a coragem de olharem o dragão nos olhos, quanto mais pensarem em destruí-lo

O Papa Francisco teve coragem e arregaçou as mangas, como se diz em bom português. Essa vontade e essa coragem não fazem dele o "Homem do Ano", mas sim um homem para todos os momentos. Esperemos que Deus lhe conceda muitos outros momentos para ele guiar o seu rebanho.


Sem comentários:

Enviar um comentário