13 de maio de 2013

Festival do Desassossego

A Casa Fernando Pessoa apresenta:

11, 12 e 13 de Junho 2013

A Casa Fernando Pessoa tem vindo a desenvolver, na sua acção, em particular desde 2008, uma relação intensa com a literatura e a arte do Brasil. É nossa convicção de que esta ligação estreita entre Portugal e o Brasil é essencial para a afirmação da Língua e da Cultura de expressão portuguesa no mundo, e que essa afirmação é fulcral para o sucesso económico, social, cultural e político de ambos os países.
Festival do Desassossego, que inauguramos em 2013 em parceria com a Embaixada do Brasil, define-se como um encontro de poesia luso-brasileira, acompanhada por outras linguagens – vídeo, música e artes plásticas.

Participantes:  Amílcar Bettega, Antonio Cicero, Bia Corrêa do Lago, Fernando Pinto do Amaral, Filipa Leal, Gastão Cruz, Golgona Anghel, Jacinto Lucas Pires, João Gabriel de Lima, José Carlos de Vasconcelos,  Maria Manuel Viana, Maria do Rosário Pedreira, Nuno Júdice, Patrícia Reis, Rui Zink, Teolinda Gersão, Teresa Rita Lopes e Vasco Graça Moura.

Dia 11

16h - Exibição do filme  Pessoa, Pessoas Brasil
17h - Sessão inaugural de boas-vindas: Directora da Casa Fernando Pessoa, Dra. Inês Pedrosa, Embaixador do Brasil, Embaixador Mário Vilalva, Presidente da Câmara de Lisboa – Dr. António Costa, Vereadora da Cultura – Dra. Catarina Vaz Pinto.
Leituras de Portugal e do Brasil, poemas lidos por: Antonio Cicero, Gastão Cruz, Maria do Rosário Pedreira, Golgona Anghel, Nuno Júdice.   
19h Varandas do Desassossego (Associação Tenda)

Dia 12

16h - Exibição do filme: Drummond do Instituto Moreira Salles
17h - Exibição do filme: Oh, Lisboa, meu Lar! de João Botelho
17h30 -  Debate: A prosa de Portugal e do Brasil na voz de quem a escreve (moderação de Maria Manuel Viana): Amílcar Bettega, Jacinto Lucas Pires, João Gabriel de Lima, Teolinda Gersão e Rui Zink.

Dia 13

14h30 - Exibição do filme: Um serão com Caetano 
16h - Debate: Literatura e jornalismo, amantes da travessia (moderação de Patrícia Reis): Bia Corrêa do Lago, Filipa Leal, João Gabriel de Lima e José Carlos de Vasconcelos.
18h - Debate: Há uma poesia de língua portuguesa? (moderação de Inês Pedrosa): Antonio Cicero, Fernando Pinto do Amaral, Teresa Rita Lopes e Vasco Graça Moura.
21h30 - Concerto de Jorge Palma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário