6 de maio de 2013

Shine On You Crazy Diamond!

Demorei muito a escrever este post, porque fiquei de olhos colados ao ecrã da televisão durante muito tempo. Depois do campeonato, revi com igual fascínio finais de campeonatos anteriores... e a escrita foi ficando adiada.



Ronald Antonio, aka "Ronnie" O'Sullivan, aka 'the Rocket' foi campeão mundial pela quinta vez – e segunda consecutiva.






Naquela que foi (talvez) a sua última vitória num campeonato do mundo de Snooker, Ronnie O'Sullivan confessou-se desejoso por uma vida mais calma, longe das luzes da ribalta.




Um jogador ambidextro, de raciocínio veloz e com o fogo nos dedos (por isso a alcunha de 'Rocket') e cujos pares já o julgavam um génio do desporto nos seus tenros 14 anos, Ronnie O'Sullivan competiu e venceu grandes jogadores do Snooker como John Higgins, Stephen Hendry, Jimmy White, Mark J. Williams, Ken Doherty, Steve Davis (o seu ídolo), Graeme Dott, Ian McCulloch, Matthew Stevens, Ding Junhui, Barry Hawkins, Stephen Maguire, Allister Carter, Dave Harold, Mark Selby, Shaun Murphy, Joe Perry, etc. Profissional desde 1992, é o jogador a ganhar um UK Championship mais novo – tinha apenas 17 anos. Recordista da tacada máxima de 147 pontos em apenas cinco minutos e vinte segundos.

Podia continuar, mas não vale a pena. Quem quiser ver as estatísticas do 'Rocket', pode vê-las aqui.



Mais que um jogador de Snooker, Ronnie O'Sullivan é um 'compositor', um artista que eleva o desporto do Snooker a um nível transcendente, a uma excelência sem par.



Não sei se o que mais encanta o público e os seus fãs é o seu brilhantismo puro na mesa ou se é o facto de ser um jovem que luta contra os seus demónios pessoais, que de vez em quando perde e de vez em quando ganha. Quando ganha, quando está no seu melhor, transforma o Snooker num acto de encantamento, quase como se fosse um truque de magia. Ele é um génio perfeccionista, não há dúvidas disso e esse seu génio já lhe trouxe tantas alegrias como tristezas. A sua relação de amor/ódio com o desporto já o fez pensar em desistir algumas vezes. 

Após 10 meses sem competir, voltou a esse teatro dos sonhos que é o Crucible Theater para vencer o seu quinto campeonato do mundo.




Shine On, Rocket!

Espero que não tenha sido este o seu último triunfo... Já tenho saudades dele!

Mas, se foi... só desejo que seja feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário