27 de setembro de 2013

A História dos Proms

De norte a sul, Portugal tem anualmente festivais musicais durante o Verão, mas os nossos festivais não se comparam nem de longe com a maior festa da música do mundo, realizada em Inglaterra – os Promenade Concerts (Concertos Promenade da BBC) ou, como são mais conhecidos, os Proms. Nos dias de hoje, esta série de concertos realiza-se anualmente no Royal Albert Hall, desde meados de Julho até meados de Setembro.

Se há coisa de que me arrependo na vida é de não ter estado presente no Royal Albert Hall na temporada de 2012, a assistir à série de sinfonias de Beethoven...

A temporada de Verão, marcada por estes concertos nasceu de um concerto realizado em 10 de Agosto de 1895, fruto do empresário que estava à frente do Queen's Hall em Londres, Robert Newman. O seu plano era tornar a música acessível ao maior número de pessoas por um preço baixo.

Foi em Fevereiro de 1895 que o empresário colocou o maestro Henry Wood à frente do projecto dos Proms. 

Wood à frente da orquestra em Queen's Hall

Inicialmente conhecidos como 'Mr Robert Newman's Promenade Concerts', estes concertos eram baratos, podia-se comer, beber e fumar, havia noites inteiras dedicados a compositores como  Wagner e Beethoven e havia uma mistura elegante entre música popular e música clássica.

Na década de 1920, Henry Wood popularizara muitos compositores através dos Proms. Em 1927, após vários problemas financeiros, a BBC começou a transmitir os concertos, formando inclusive a sua própria orquestra em 1930, a BBC Symphony Orchestra. Nunca antes aquela série de concertos chagara a uma audiência tão vasta.

Infelizmente, a II Grande Guerra significou o fim do patrocínio da BBC e a completa destruição do Queen's Hall pela Luftwaffe. Há males que vêm por bem, como se diz na minha terra e foi assim que, em 1941, os Proms foram transferidos para Royal Albert Hall.


Royal Albert Hall

Esta elegante sala de concertos foi inaugurada em 1871, e é lá, desde 1941 (quando a BBC voltou a patrocinar os Proms) até aos dias de hoje, que se realiza este festival de música.

A partir de 1959, os Proms alargaram o seu repertório e as orquestras que interpretavam as obras, trazendo verdadeira grandeza internacional ao festival inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário